segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O super-herói brasileiro


Área 21 cultural:
A dica cultural da Área 21 dessa segunda-feira é um filme que já foi assistido por milhões de brasileiros. Não comentamos antes, para não estragarmos o suspense das pessoas que ainda não tinham assistido (se você é uma delas, não leia e vá logo ao cinema).

Tropa de Elite 2 (José Padilha) - Por Gustavo Casemiro de Abreu (@gustavoarea21)
Tropa de Elite 1, arrastou multidões aos cinemas (e aos dvds piratas também, infelizmente), causou polêmica, criou bordões, emocionou, revoltou e, o mais importante, começou a criar o primeiro super-heroi brasileiro. Aí vem Tropa de Elite 2 e Nascimento é alçado, definitivamente, como um legitimo super-herói brasileiro. Um herói errante, com defeitos, mas inabalável na luta contra o crime. Incorruptivel, Nascimento luta contra tudo e contra todos. Politicos desonestos, policiais corruptos, bandidos sádicos, problemas familiares, etc. Grande parte da população brasileira parece depositar no Capitão Nascimento, todas as frustrações com os rumos da nossa sociedade. Nascimento surge como "o ultimo dos moicanos", em um país entregue a sua própria sorte. Certamente Nascimento não merece tal titulo, mas a carência e a falta de esperança de muitos, transforma qualquer cidadão aguerrido em um super-herói acima do bem e do mal.
Tropa de Elite 2 é um soco no estômago. É impossível sair do cinema sem se sentir atingido em cheio por um golpe de um campeão de boxe...falta de folego, confusão mental, quase um nocaute, essas são as sensações que o filme de José Padilha nos transmite.
A mensagem que o filme passa? Cada a encara de uma forma, eu encarei assim:
"Infeliz o lugar que precisa de heróis" Bertolt Brecht

2 comentários:

  1. mt bom!!!! da ate vergonha do brasil esse filme

    ResponderExcluir
  2. O buraco é mais embaixo... http://bandasetevidas.blogspot.com.br/2014/01/aqb-acao-dos-quadrinhos-brasileiros.html

    ResponderExcluir