sábado, 20 de novembro de 2010
Valeu Zumbi!
Hoje, dia 20 de novembro, comemoramos o dia de Consciência Negra. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Que cada vez mais as pessoas pratiquem o amor ao invés do preconceito. Só o amor pode destruir o preconceito, seja ele de cor, credo, classe, etc. O preconceito em sí é a morada dos idiotas. Diga não ao RACISMO!
A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
"Qual o problema, senhora"?, pergunto a comissária.
"Não está vendo? - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se" - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois. "Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe". E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa tão desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: "Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...". E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
O super-herói brasileiro
Área 21 cultural:
A dica cultural da Área 21 dessa segunda-feira é um filme que já foi assistido por milhões de brasileiros. Não comentamos antes, para não estragarmos o suspense das pessoas que ainda não tinham assistido (se você é uma delas, não leia e vá logo ao cinema).
Tropa de Elite 2 (José Padilha) - Por Gustavo Casemiro de Abreu (@gustavoarea21)
Tropa de Elite 1, arrastou multidões aos cinemas (e aos dvds piratas também, infelizmente), causou polêmica, criou bordões, emocionou, revoltou e, o mais importante, começou a criar o primeiro super-heroi brasileiro. Aí vem Tropa de Elite 2 e Nascimento é alçado, definitivamente, como um legitimo super-herói brasileiro. Um herói errante, com defeitos, mas inabalável na luta contra o crime. Incorruptivel, Nascimento luta contra tudo e contra todos. Politicos desonestos, policiais corruptos, bandidos sádicos, problemas familiares, etc. Grande parte da população brasileira parece depositar no Capitão Nascimento, todas as frustrações com os rumos da nossa sociedade. Nascimento surge como "o ultimo dos moicanos", em um país entregue a sua própria sorte. Certamente Nascimento não merece tal titulo, mas a carência e a falta de esperança de muitos, transforma qualquer cidadão aguerrido em um super-herói acima do bem e do mal.
Tropa de Elite 2 é um soco no estômago. É impossível sair do cinema sem se sentir atingido em cheio por um golpe de um campeão de boxe...falta de folego, confusão mental, quase um nocaute, essas são as sensações que o filme de José Padilha nos transmite.
A mensagem que o filme passa? Cada a encara de uma forma, eu encarei assim:
"Infeliz o lugar que precisa de heróis" Bertolt Brecht
sábado, 6 de novembro de 2010
Agora é com ela!
Na eleição do último dia 31 de outubro, a população escolheu a candidata Dilma Rousseff para comandar o Brasil pelos próximos 4 anos. Nessa eleição não tivemos vencedores e vencidos, e sim uma pessoa eleita pela maioria. Assim, devemos respeitar a democracia e, independente das nossas opções, nos unirmos por país melhor para todos.
A Área 21 deseja toda sorte do mundo a nova presidenta do Brasil. Esperamos que Dilma, cuide bem da nossa Pátria Amada. Estaremos aqui fiscalizando e cobrando melhorias desse novo governo. Todos juntos por um Brasil melhor!
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
sábado, 23 de outubro de 2010
Quem é Rei...
Quem é rei, nunca perde a majestade. Passaram-se 70 anos e Pelé não perdeu a sua.
Reverenciado em todo mundo, eleito o atleta do século, considerado por todos (até pelos argentinos, embora estes não admitam) o melhor jogador de futebol de todos os tempos, o nosso REI completa hoje 70 primaveras. É dificil homenagear Pelé. Perto das homenagens que ele nos prestou com gols, lindas jogadas, dribles desconcertantes, titulos, etc., tudo parece menor.
Pelé conquistou 3 titulos mundiais pelo Brasil.
Pelé parou uma guerra na África.
Pelé fez 1284 gols. Até os gols perdidos por ele entraram na história.
Pelé fez tudo isso e muito mais. Se fossemos relatar aqui, todas as conquistas do REI, faltaria espaço. Pelé ganhou quase tudo, mas seu maior feito foi deixar seus súditos felizes por anos e anos. Vida longa ao REI!
Reverenciado em todo mundo, eleito o atleta do século, considerado por todos (até pelos argentinos, embora estes não admitam) o melhor jogador de futebol de todos os tempos, o nosso REI completa hoje 70 primaveras. É dificil homenagear Pelé. Perto das homenagens que ele nos prestou com gols, lindas jogadas, dribles desconcertantes, titulos, etc., tudo parece menor.
Pelé conquistou 3 titulos mundiais pelo Brasil.
Pelé parou uma guerra na África.
Pelé fez 1284 gols. Até os gols perdidos por ele entraram na história.
Pelé fez tudo isso e muito mais. Se fossemos relatar aqui, todas as conquistas do REI, faltaria espaço. Pelé ganhou quase tudo, mas seu maior feito foi deixar seus súditos felizes por anos e anos. Vida longa ao REI!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
1958 - Surge uma lenda!
No dia 29 de junho de 1958, o Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo! Nessa Copa o mundo conheceu um menino chamado Pelé. Para muitos, esse foi o melhor time da história, pois tinha Garrincha e Pelé, juntos! Essa é uma homenagem da Área 21 aos campeões de 58. Parabéns! #FutebolArte
domingo, 20 de junho de 2010
Homenagem a Saramago!
No dia de 18 de junho, o mundo perdeu um dos seus maiores escritores. Vencedor do prêmio Nobel de literatura, José Saramago revolucionou a literatura com seu estilo único. Era considerado por muitos críticos um dos maiores romancistas da sua época.
A Área 21 não poderia deixar de prestar sua homenagem ao grande escritor português, e deixa aqui uma pequena lista com 5 livros de sua autoria. Todos imperdíveis.
A Área 21 não poderia deixar de prestar sua homenagem ao grande escritor português, e deixa aqui uma pequena lista com 5 livros de sua autoria. Todos imperdíveis.
1- Ensaio sobre a cegueira (1995)
2- O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991)
3- O homem duplicado (2002)
2- O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991)
3- O homem duplicado (2002)
4-A jangada de pedra (1986)
5- Todos os nomes (1997)
"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia."
José Saramago (1922 - 2010)
Trecho do documentário "Janela da Alma"
terça-feira, 8 de junho de 2010
Houve uma vez dois verões (parte 1)
Seguimos contando as historias sobre algumas das nossas camisas.
Agora vamos falar de uma série chamada:
"Houve uma vez dois verões" - Essa é a parte 1
O Verão da Lata
Essa homenagem da Área21 vai, em especial, para aqueles que viveram o inesquecível Verão da Lata e, até hoje, dividem suas lembranças com outras gerações. Em 1988, o litoral, Sul e Sudeste, do Brasil foi invadido, por inocentes latinhas prateadas que chegavam às praias num doce balanço, como presentes do mar. E assim, surpreenderam milhares de banhistas que, ao abrir aquelas inesperadas latinhas, encontraram, em seu conteúdo, grandes quantidades de folhas secas da planta Cannabis prensadas com glicose. Foi a alegria da geração pós-hippie! Logo foi divulgado que, a origem desta maré alucinógena não era uma dadivosa Iemanjá, mas sim o navio Solana Star. Originário de Singapura, rumava para os EUA, quando sua carga foi detectada e começaram os esforços para interceptar a embarcação. Não restou alternativa aos tripulantes senão se livrar do flagrante. A partir daí, o resto é lenda. Alguns ainda hoje carregam seqüelas daquele episódio. Os que recordam, contam que a grande onda era dizer que era “da lata”, pouco importando a real procedência do produto. Surgia uma geração de apreciadores da Cannabis, que diziam distinguir pelo sabor: origem, cultivo e maturação da planta. E assim, esse hábito marginal ganhava status de sofisticação, como o apreciar de um bom vinho. A Área21 estampou esse fato de pura psicodelia para vestir as gerações com mais essa história que faz parte do imaginário carioca!
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Laricas - Podrão!
O Etcetera segue contando historias sobre algumas das nossas camisas.
Agora vamos falar um pouquinho da camisa "Podrão King".
Produto da série “Laricas” a camiseta Podrão glorifica um dos hábitos alimentares mais populares entre os cariocas. Reza a lenda que este hábito se iniciou no bairro da boemia, a Lapa. Após noitadas de excessos, os freqüentadores se abastecem de cachorros quentes incrementados e X-tudos dignos do nome, antes de se despedirem. Apesar de muitas vezes os ingredientes serem de origem duvidosa, daí o nome Podrão, o carioca da gema não estremece na presença de uma simpática barraquinha, que forra os estômagos das almas perdidas pelas noites e madrugadas da cidade maravilhosa.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
O Preço do Caos no Rio (por Gilberto Braga)
Rio - Chuva torrencial, desabamentos, enchentes, carros alagados, vítimas fatais, prejuízos financeiros, pânico e medo. O carioca não precisa esperar mais nada, os céus já mandaram o seu recado. O problema é que nós insistimos em não entender a mensagem e não temos disciplina para fazer a lição de casa. É óbvio que o volume de chuvas foi absurdamente superior às médias históricas nessa época do ano, principalmente porque foi forte, intermitente e por várias horas. Isso, entretanto, mostra o grau crítico em que a cidade se encontra, com várias deficiências perceptíveis ao olhar de qualquer cidadão. Não é necessário fazer uma lista dos problemas, todo leitor tem a sua e ela não é pequena. As autoridades do Rio têm as suas responsabilidades, embora não necessariamente têm culpa absoluta, em face dos anos sucessivos de maus governos e da deficiência em investimentos de infraestrutura.
Mas cada um de nós também tem a sua parcela de culpa, posto a falta de cidadania e de bons hábitos de urbanidade. Vi que 37% de todo o lixo recolhido na cidade é retirado das ruas, enquanto que nas capitais europeias, esse índice é ao redor de 5%. A falta de escoamento da chuva, em boa medida, é consequência da falta de educação, do papel jogado na calçada e do lixo desovado nos terrenos baldios. O resultado são os bueiros entupidos, os rios transbordados, as ruas inundadas. E a natureza dá o seu troco ao cidadão.
A primeira, mais importante e mais barata solução para tudo isso, é a educação, por meio do ensino da cidadania. Medida concreta é a reciclagem do lixo, que não apenas diminui os problemas ocasionados pelas tempestades, mas gera empregos e matéria-prima para o reaproveitamento econômico. É necessário que as autoridades façam a sua parte e cada um de nós também.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Jogo do Bicho
Agora no Etcetera, vamos postar uma breve historinha sobre algumas das nossas camisas.
A primeira história que vamos contar é a do Jogo do Bicho.
"Esta bolsa de apostas, marginalizada em todo território brasileiro, exceto no estado da Paraíba, tem origens históricas no cotidiano carioca. Inventado em meados de 1900, como forma de estimular a freqüência no zoológico da cidade, por meio do sorteio de prêmios, se difundiu como um dos jogos mais democráticos do Brasil. Hoje em dia, encontramos funcionários disponíveis nas esquinas das cidades, sentados em caixas de feira, aguardando os apostadores. Nessa loteria, cada número corresponde a um bicho, totalizando 25 diferentes animais a serem escolhidos a gosto do freguês.
Agora a Área21 chegou de bicho e pra ganhar tem que jogar!"
A primeira história que vamos contar é a do Jogo do Bicho.
"Esta bolsa de apostas, marginalizada em todo território brasileiro, exceto no estado da Paraíba, tem origens históricas no cotidiano carioca. Inventado em meados de 1900, como forma de estimular a freqüência no zoológico da cidade, por meio do sorteio de prêmios, se difundiu como um dos jogos mais democráticos do Brasil. Hoje em dia, encontramos funcionários disponíveis nas esquinas das cidades, sentados em caixas de feira, aguardando os apostadores. Nessa loteria, cada número corresponde a um bicho, totalizando 25 diferentes animais a serem escolhidos a gosto do freguês.
Agora a Área21 chegou de bicho e pra ganhar tem que jogar!"
segunda-feira, 1 de março de 2010
Alô Rio de Janeiro, aquele abraço!
Nesse dia 1° de março, o Rio de Janeiro completa 445 anos.
A Área 21 parabeniza a Cidade Maravilhosa e todos os cariocas e faz votos para que o Rio de Janeiro continue lindo, por muitos e muitos anos.
RIO eu te amo!
A Área 21 parabeniza a Cidade Maravilhosa e todos os cariocas e faz votos para que o Rio de Janeiro continue lindo, por muitos e muitos anos.
RIO eu te amo!
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
É Carnaval!
Começou o Carnaval...
A festa popular mais animada do mundo. O Carnaval é celebrado de diversas formas no Brasil inteiro. Os trios de Salvador, o Frevo de Recife e até o Trance no Sul.
No Rio, o carnaval é comemorado com muito samba no pé. Seja na Sapucaí, com o desfile das Escolas de Samba, cada ano mais espetacular ou nos blocos, que voltaram a ser tradição entre os foliões. A verdade é que o Carnaval contagia a todos e seria bem legal se todos nós resolvêssemos prolongar a alegria que temos nesses 4 dias de folia para o resto do ano. Se fizermos isso, com certeza teremos um ano mais agradável até a chegada do próximo Carnaval.
"Custei a compreender que a fantasia é um troço que o cara tira no carnaval e usa nos outros dias por toda a vida." Aldir Blanc
Arruda e o Samba
Essa semana ficou marcada pela prisão do Governador de Brasília Jose Roberto Arruda. Depois de uma série de escândalos e denúncias, Arruda foi preso na véspera do Carnaval. Ao analisar o caso do governador de Brasília, vem a mente um samba composto por Noel Rosa (que esse ano completaria 100 anos) na década de 30. "Onde esta a honestidade?" foi composta pelo Poeta da Vila, como uma critica social aos escândalos políticos da época. A música de Noel é tão atual que parece feita especialmente para os dias de hoje. Confira o vídeo abaixo, com Orquestra Imperial interpretando a canção de Noel.
Só esperamos que o caso de Arruda não acabe em samba.
Assinar:
Postagens (Atom)