sábado, 20 de novembro de 2010
Valeu Zumbi!
Hoje, dia 20 de novembro, comemoramos o dia de Consciência Negra. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Que cada vez mais as pessoas pratiquem o amor ao invés do preconceito. Só o amor pode destruir o preconceito, seja ele de cor, credo, classe, etc. O preconceito em sí é a morada dos idiotas. Diga não ao RACISMO!
A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
"Qual o problema, senhora"?, pergunto a comissária.
"Não está vendo? - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se" - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois. "Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe". E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa tão desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: "Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...". E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
O super-herói brasileiro
Área 21 cultural:
A dica cultural da Área 21 dessa segunda-feira é um filme que já foi assistido por milhões de brasileiros. Não comentamos antes, para não estragarmos o suspense das pessoas que ainda não tinham assistido (se você é uma delas, não leia e vá logo ao cinema).
Tropa de Elite 2 (José Padilha) - Por Gustavo Casemiro de Abreu (@gustavoarea21)
Tropa de Elite 1, arrastou multidões aos cinemas (e aos dvds piratas também, infelizmente), causou polêmica, criou bordões, emocionou, revoltou e, o mais importante, começou a criar o primeiro super-heroi brasileiro. Aí vem Tropa de Elite 2 e Nascimento é alçado, definitivamente, como um legitimo super-herói brasileiro. Um herói errante, com defeitos, mas inabalável na luta contra o crime. Incorruptivel, Nascimento luta contra tudo e contra todos. Politicos desonestos, policiais corruptos, bandidos sádicos, problemas familiares, etc. Grande parte da população brasileira parece depositar no Capitão Nascimento, todas as frustrações com os rumos da nossa sociedade. Nascimento surge como "o ultimo dos moicanos", em um país entregue a sua própria sorte. Certamente Nascimento não merece tal titulo, mas a carência e a falta de esperança de muitos, transforma qualquer cidadão aguerrido em um super-herói acima do bem e do mal.
Tropa de Elite 2 é um soco no estômago. É impossível sair do cinema sem se sentir atingido em cheio por um golpe de um campeão de boxe...falta de folego, confusão mental, quase um nocaute, essas são as sensações que o filme de José Padilha nos transmite.
A mensagem que o filme passa? Cada a encara de uma forma, eu encarei assim:
"Infeliz o lugar que precisa de heróis" Bertolt Brecht
sábado, 6 de novembro de 2010
Agora é com ela!
Na eleição do último dia 31 de outubro, a população escolheu a candidata Dilma Rousseff para comandar o Brasil pelos próximos 4 anos. Nessa eleição não tivemos vencedores e vencidos, e sim uma pessoa eleita pela maioria. Assim, devemos respeitar a democracia e, independente das nossas opções, nos unirmos por país melhor para todos.
A Área 21 deseja toda sorte do mundo a nova presidenta do Brasil. Esperamos que Dilma, cuide bem da nossa Pátria Amada. Estaremos aqui fiscalizando e cobrando melhorias desse novo governo. Todos juntos por um Brasil melhor!
Assinar:
Postagens (Atom)